
Desenvolvedora: Rockstar North
Produtora: Rockstar Games
Data de lançamento: 27 de Outubro de 2002
Versão testada: Playstation 2
Reviewer: Jonathas Medeiros
Grand Theft Auto - Vice City
Grand Theft Auto Vice City é um jogo lançado em 2002 pela Rockstar Games para Playstation 2, Xbox e PC, foi relançado numa edição de 10 anos de anivesário para iOS em 2012 e como Playstation 2 Classic na Playstation Store em 2013. O game conta a história de Tommy Vercetti, um cara boa pinta mas que de gente boa não tem nada, mafioso, bandido e ex-presidiário que deve um bom dinheiro ao chefe da famÃlia Forelli, Sonny após um acordo que deu errado. O game começa logo após que você chega na cidade de Vice City, completamente baseada na Miami dos anos 80 com uma atmosfera muito semelhante a do seriado Miami Vice.
O objetivo de Tommy no começo é apenas angariar fundos para que possa pagar a sua divida, mas ele vê que pode se tornar o dono da cidade, então, ao longo do game o seu foco vai mudando. Chega de spoilers, vamos ao que interessa: os pontos técnicos. Para a época que foi lançado, Vice City apresentava uma melhoria gráfica muito superior ao seu antecessor, GTA III.
Até hoje pode se dizer que a parte gráfica cai bem para o jogo, mesmo que ainda seja um tanto "quadrado". A ambientação agrada bastante, deixando aquele clima meio Miami Vice (como já citado) e à s vezes lembrando muito outro sucesso chamado Scarface. As vistas paradisÃacas adicionam um ar de clima tropical a cidade, deixando tudo muito convincente.
Os sons são impressionantes e com uma dublagem de ponta, contando com vários atores famosos emprestando a voz aos personagens. Vercetti por exemplo é dublado por Ray Liotta, fora ele há outros nomes famosos como Danny Trejo, Dennis Hopper, Tom Sizemore, William Fitchner, Burt Reynolds e Phillip Michael Thomas. Fora as vozes dos famosos a trilha sonora do game é arrasadora, com temas muito "oitentistas" e músicas da época contando com grandes sucessos tocando nas rádios como "Billie Jean" - Michael Jackson, "Raining Blood" - Slayer, "Your Love" - The Outfield e a banda de sucesso fictÃcia do jogo que a Rockstar jura não ser uma paródia ao Guns n Roses, Love fist.
Audio a parte, vamos ao gameplay. O gameplay de GTA:VC funciona da mesma forma que todos os outros GTA lançados na era de GTA III. Controles de direção de veÃculos muito satisfatórios, mas o sistema de tiro é muito confuso, funciona, mas é confuso mesmo que para a época que foi lançado. O mapa do jogo é relativamente grande (não tão grande como de outros da série como San Andreas) mas dá pra se ter uma boa demora se quiser circulá-lo todo de uma só vez.
O jogo leva mais ou menos umas 11 horas para ser terminado (a história principal) e talvez você nunca consiga fazer 100% dele. Dono de uma história digna de um filme, ótima dublagem, temas polêmicos e capaz de te arrancar altas risadas, Grand Theft Auto: Vice City é de longe o melhor GTA de todos até agora, pelo menos pra mim que me importo principalmente com a trama do jogo antes de tudo, até porque ao contrário do que muitos pensam, GTA não é só andar matar e tocar a maior zona.
Conclusão:
Gráficos: 8.5
Jogabilidade: 8.0
Som: 10.0
Minha opinião pessoal: 9.5
Total: 9.0
Pontos Positivos:
- História sensacional
- Dublagem e sons de primeira
- Rir do começo até o fim
- Tommy Vercetti é o cara
Pontos Negativos:
- Bugs estranhos (MUITO)
- Personagem não sabe nadar(apesar de terem missões onde pilotamos lanchas)
- Sistema de tiro confuso