
Desenvolvedora: Radical Entertainment
Produtora: Midway Games
Data de lançamento: 29 de Março de 2000
Versão testada: PSOne
Jackie Chan Stuntmaster
Jackie Chan Stuntmaster é um jogo de Beat‘em up lançado em 2000 para Playstation desenvolvido pela Radical Entertainment e distribuído pela Midway Games. O game conta a história de Jackie, um entregador de encomendas que trabalha numa empresa “tipo FedEx”. O dono da empresa é seu avô e pede para que ele entregue especificamente um pacote no templo Shaolin e Jackie prontamente o atende. Claro que antes de tudo, a fome falou mais alto e nosso protagonista para pra fazer uma boquinha. Neste meio tempo, enquanto está no restaurante jantando, Jackie vê o seu avô tendo uma conversa com estranhos do lado de fora do restaurante e sendo seqüestrado. Cabe agora a você no comando de Chan, achar o seu avô e salvar a sua vida. Sem mais delongas, vamos ao jogo.
O game, como já dito, é um beat‘em up. Se você não sabe o que é, existem diversos clássicos do gênero como Final Fight, Streets of Rage e o aclamado Cadillacs & Dinosaurs. Mas com uma diferença de que Jackie Chan Stuntmaster é um jogo completamente em 3D e não 2D como os citados acima. Na época sendo um tanto diferente dos outros jogos, o game continha alguns problemas de jogabilidade, mas nada que atrapalhasse a desenvoltura do jogo, ainda que irritantes. A grande proposta era fazer com que estivéssemos num filme de Jackie Chan o que de certa forma conseguiram. No game podemos lutar diversas formas de Kung Fu, que variam datradicional distribuição de socos aos “Drunken fists” e contra golpes fantásticos. Também podemos interagir com o ambiente, atirando cadeiras e mesas contra os adversários, bem como usar pedaços de madeira, tampas de esgoto, canos de descarga e até peixes (?) para poder bater nos inimigos. O alto teor cômico das lutas e os comentários dos vilões e do próprio protagonista divertem bastante. Também é possível rolar, pular e “fazer tabelinha” nas paredes para alcançar os lugares mais difíceis.
Os gráficos do jogo são bem satisfatórios, mesmo que para a época. Baseado no propósito do jogo de não ser completamente sério, os corpos pequenos e mãos e pés grandes e caricatos dos personagens são bem agradáveis e divertidos de se ver. A semelhança do Jackie virtual com o real é convincente e foram usadas técnicas de motion capture no jogo, deixando tudo mais convincente. A modelagem dos cenários também é bem bacana, oferecendo bons desafios e alguns “proto-puzzles” que trazem dificuldade aos estágios. O jogo é dividido em 5 áreas com 3 fases cada uma e uma fase secreta. Ao final da última fase da área deve-se derrotar um chefe. E são eles: Chef Warren, Barney Barry, Terry Clown e Disco Danny, sendo todos liderados por Dante, comandante da organização criminosa que levou o avô de Chan.
Contamos também com uma trilha sonora bem agradável e ótimo design de som para os golpes e outros efeitos, mas nada tão especial. O jogo tem diversos colecionáveis que são os Dragões Vermelhos e Dragões Dourados. A cada 10 dragões vermelhos, no fim da fase recebemos o Dragão Dourado, contudo em certos locais também existem Dragões Dourados que podem ser encontrados separadamente. E a longevidade do game depende bastante da sua habilidade neste beat’em up, mas para os dotados do dom da pancadaria tem uma longevidade agradável, ainda que para os padrões atuais possa ser considerado curto. Um certo diferencial é o sistema de avaliação das fases que são por notas, como numa escola americana: F, E, D, C, B, A e A+. Essas notas são dadas de acordo com seu desempenho na fase, nas quais são avaliados a sua luta, estilo e combos. Notas mais altas podem render vidas extras.
Jackie Chan Stuntmaster é com certeza uma das “gemas” do passado que passou despercebida por bastantes jogadores e pela crítica. Como todo jogo tem os seus defeitos, neste aqui vemos um divertido beat’em up onde as falhas não superam os acertos e merece ser conferido por todos aqueles que buscam uma nostalgia e algo diferente, nos tempos de MOBA e FPS.
Gráficos: 8.0
Jogabilidade: 8.0
Som: 9.0
Minha Opinião Pessoal: 9.0
Total: 8.5
Pontos Positivos:
- Jackie Chan
- História simples mas gratificante
- Ótimos combos
- Realmente engraçado como os filmes de Jackie Chan
Pontos Negativos:
- Algumas falhas na jogabilidade atrapalham
- Colecionáveis destrancam coisas simples