top of page

Desenvolvedora: Konami

Produtora: Konami

Data de lançamento: 03 de Setembro 1998

Versão testada: Playstation 

Reviewer: Jonathas Medeiros

Metal Gear Solid

​

Metal Gear Solid é um jogo de espionagem tática e ação, lançado em 1998 exclusivamente para Playstation. Nesta obra prima do mundo dos games vemos a história de Solid Snake, herói das primeiras sequencias lançadas para MSX nos anos 80. Aqui, Solid Snake tem que enfrentar um grupo terrorista que pretende lançar um ataque nuclear se não tiverem suas demandas atendidas. A missão de é impedir que isso aconteça, resgatando o chefe da DARPA, Donald Anderson e também  o grande fabricante de armas, presidente da ArmsTech, Kenneth Baker. O grupo é formado por alguns dos vilões mais épicos da história dos videogames e são eles:

​

Revolver Ocelot – Sendo este o único personagem presente em todos os Metal Gear Solid (com exceção de Peace Walker) é um homem já de idade, porém expert na física dos tiros, principalmente com revólveres, já que é um aficionado por filmes de velho oeste.

​

Vulcan Raven – É o soldado fisicamente mais forte de toda a unidade, sendo conhecido por operar armas de grande porte, como o modelo de metralhadora giratória Vulcan. Tem uma estranha ligação com corvos e também é exímio operador de veículos pesados, como tanques de guerra.

​

Sniper Wolf – Ela é a melhor sniper do mundo. Conhecida por caçar os seus alvos incansavelmente, é dito até que ela conhece o alvo antes de matá-lo, para poder até se apaixonar por eles.

​

Psycho-Mantis – É o soldado “psíquico” da unidade terrorista. Ele controla mentes e tem diversos poderes telecinéticos e mediúnicos.

​

Decoy Octopus – É um mestre dos disfarces. Consegue se camuflar, ou se parecer com qualquer indivíduo e também imitá-los perfeitamente após seu estudo.

​

Liquid – É o “chefão” da unidade e líder do ataque terrorista. Possui certa similaridade física com Solid Snake e também é tão forte e inteligente como nosso personagem principal.

​

Todos eles são ex-membros da unidade de forças especiais FOXHOUND e conhecem a maneira como a unidade trabalha. Os mesmos são suspeitos de usar um equipamento de simultâneos disparos de diversos calibres e capaz de movimentar-se em qualquer terreno. O “tiranossauroborg” METALGEAR REX. Sem mais spoilers, vamos ao jogo. O game ficou conhecido por ser o que popularizou o gênero stealth. Metal Gear Solid é sinônimo disto em qualquer época desde o seu lançamento.

 

O gameplay é bem simples: Entrar, cumprir o objetivo, sair sem ser visto. Mas também podemos fazer tudo a modo a “vamosimbora”, atirando em todos e tocando o terror. O arsenal de armas do jogo é bem variado até hoje e vai da pistola 9mm, até rifles como a FAMAS e até mísseis de calor. Também podemos usar combate corpo-a-corpo para apagar os inimigos de forma não letal.

 

Neste jogo também estão presentes elementos de disfarce que estão presentes em todos os Metal Gear Solid a partir dali como a CardBoard Box (caixa de papelão). A câmera em terceira pessoa, quase sempre te deixa com ângulos favoráveis a exploração do ambiente, mas alguns detalhes podem ser perdidos e as vezes até os inimigos podem deixar de ser vistos, caso você esteja jogando no Hard sem o Radar Soliton.

​

O som do jogo é divino, com uma trilha sonora marcante e dublagem de ponta, onde foram eternizadas as vozes de David Hayter como Solid Snake e Christopher Randolph como Hal Emmerich. O som das armas e dos golpes também são excelentes e se tem uma coisa que esse jogo ganha de (quase) todos os outros sempre são nos sound-effects.  Os gráficos são com certeza um dos melhores vistos na primeira plataforma da Sony, com ótimas modelagens de personagens e cenários vastos com bastante detalhes e ótima construção.

​

Metal Gear Solid é com certeza uma das obras primas do mundo dos videogames e deu início a uma nova forma de se contar histórias nos videogames, sendo o precursor de muitas coisas e aperfeiçoando diversas outras e só mostra o quanto este título é obrigatório pra você que gosta de jogar um videogame com gameplay excelente, história fenomenal, personagens excelentes e que dá inicio para diversas perguntas que é claro, são respondidas em outros jogos da série.

 

Atualmente ele se encontra disponível somente nas plataformas da Sony e conta com um remake para GameCube da Nintendo, chamado “The Twin Snakes”.

​

Conclusão:

​

Gráficos: 9.0
Jogabilidade: 9.0
Som: 10.0
Minha Opinião Pessoal: 9.0

​

Total: 9.2

​

Pontos Positivos:

- Narrativa excelente
- Heróis e vilões épicos
- Trilha sonora excelente
- Dublagem de ponta
- Solid Snake
- Liquid Snake
- Snake
- “Origem” de uma das melhores (se não a melhor) saga dos games

​

Pontos negativos:

- Ângulos de câmera nem sempre favoráveis
- Algumas raras falhas na jogabilidade as vezes atrapalham

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

Todas os direitos de imagem de jogos e personagens presentes neste site estão reservados as suas respectivas companhias e produtoras. Imagens conseguidas através de pesquisa pública na Internet.

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page