
Desenvolvedora: Nintendo
Produtora: Nintendo
Data de lançamento: 12 de Fevereiro de 1990
Versão testada: Super Nintendo
Reviewer: Jonathas Medeiros
Super Mario Bros. 3
Super Mario Bros. 3 é um jogo de aventura em plataforma 2D, lançado para Nintendo 8-bit e Super Nintendo. É considerado um clássico na saga Super Mario, que predomina até hoje. Também é o jogo mais vendido de todos os tempos. Por último, é dito pelos fãs como o melhor jogo do encanador feito até hoje. Será que merece todos esses títulos? Veremos abaixo.
A história do jogo é bem simples: No mundo dos cogumelos, os filhos de Bowser fazem a festa, roubando cetros mágicos dos reis de cada reino. Cabe a Mario e Luigi acabar com a graça deles e tomar de volta os cetros dos reis. Simples, não? A jogabilidade de Super Mario Bros. 3 continua a de qualquer outro Mario.
Você pula, corre e agora até voa com uma roupa de guaxinim de gosto um tanto duvidoso. O legal é que além desta roupa, temos diversas outras fantasias que proferem diferentes habilidades ao encanador italiano com cara de turco. São elas:
Traje do Sapo – Permite que se mova com mais fluidez dentro d’água e realize saltos longos em terra.
Traje do Guaxinim – Faz com que Mario voe e defira golpes com a sua calda para destruir inimigos.
Traje Tanooki – Similar ao Guaxinim, mas com a adição do poder SUPER ÚTIL de tornar o Mario uma estátua (que o deixa invulnerável a ataques, porém imóvel).
Traje Martelo – Roupa dos “hammer bros”, dá a Mario a habilidade de atirar martelos contra os inimigos.
Flor de fogo – A clássica “fireflower” que deixa você atirar bolas de fogo contra os adversários.
Cogumelo – Traje normal de Mário que só o deixa grande.
Como de praxe, levar dano dos inimigos com qualquer um desses “Power-ups” faz com que você os perca e se torne o Mario nanico. O jogo é dividido em fases praticamente infinitas (sério.). São 88 estágios em 8 reinos diferentes. São eles: Grass Land, Desert Land, Water Land, Giant Land, Sky Land, Ice Land, Pipe Land e Dark Land. Também contamos com o retorno da Warp Zone, que não conta como reino, mas também está lá. A diversidade de inimigos é vasta, que vão desde os clássicos Goombas, até os novatos (na época do jogo) Chain Chomps.
Os gráficos de SMB 3 são ótimos, bem animados e com cores bem bonitas, mas nem tão vibrantes como a de outros lançamentos da série (Como seu sucessor Super Mario World), mas mesmo assim, o jogo não falha em te deixar maravilhado com toda a riqueza de 16 bit no mundo dos cogumelos. Os sons também são ótimos, com uma trilha sonora que nunca mais vai sair da sua cabeça, nem quando você for dormir (principalmente quando você for dormir) e contam com ótimas batidas e escolhidas muito bem, apesar de serem bem repetitivas (não tem necessidade de tocar a mesma música em todos os castelos do jogo).
Super Mario Bros 3 é um excelente jogo de aventura que conta com uma história simples, gráficos simples mas uma diversão sem tamanho, que irão te fazer perder algumas horas a fio, dependendo da dificuldade que você tiver para poder se acostumar com os comandos e a jogabilidade, o que não é difícil, mas pode te frustrar algumas vezes. Compra obrigatória para todos aqueles que ainda tem NES ou SNES mas também pode ser encontrado facilmente em sites de emuladores para que os mais fora-da-lei também se divirtam.
Conclusão:
Gráficos: 8.5
Jogabilidade: 9.5
Som: 10.0
Minha Opinião Pessoal: 9.0
Total: 9.2
Pontos Positivos:
- Mario é Mario, não importa o que você pense
- Fator diversão nota 10
- Animações bem feitas
- Trilha sonora inesquecível
Pontos Negativos:
- Algumas músicas não precisavam ser repetidas tantas vezes
- Dificuldade pode não agradar os jogadores mais casuais