top of page

Desenvolvedora: Naughty Dog

Produtora: Sony Computer Entertainment

Data de lançamento: 14 de Junho de 2013

Versão testada: Playstation 3
Reviewer: Jonathas Medeiros

The Last of Us

 

The last of us é um jogo de ação/aventura/survival horror/filme/mindblown lançado pela Naughty Dog em 2013. O game conta a história de Joel, um americano de meia idade (ou não) que tenta sobreviver num futuro pós apocalíptico em 2033, 20 anos depois que o nosso planeta foi tomado por uma doença causada por um fungo chamado Cordyceps, que provoca modificações no cérebro dos seres humanos deixando eles com um aspecto bem parecido com zumbis. 

 

Ao longo do jogo, nós encontramos Ellie, uma garota de apenas 14 anos de idade que também tenta sobreviver ao longo dessa loucura toda.  Sem mais spoilers sobre o enredo (que é um dos pontos mais altos do game) vamos ao jogo. Devo adiantar que o jogo é um dos melhores jogos que já joguei EM TODA A MINHA VIDA (apesar de nenhum ainda ter conseguido ganhar de Metal Gear Solid 3). A dinâmica do game pode ser dividida em três partes: TPS, Combate corpo a corpo e Stealth. Todas as três partes funcionam impressionantemente bem. 

 

No TPS, você pode utilizar-se de vários métodos como disparar armas, flechas, bombas entre outros objetos encontrados no cenário.  O combate corpo a corpo funciona da mesma forma que Uncharted, com apenas dois botões: Um para bater e o outro para contra-golpear/ defender-se. O stealth também usa a premissa universal de caminhar abaixado sem reproduzir sons que alertem os inimigos, podendo pegá-los desprevenidos e acabar com eles de forma silenciosa. O personagem também é capaz de nadar e mergulhar, mas não há combate na água e são poucas as fases que irão exigir suas habilidades de Michael Phelps. 

 

Todas as habilidades do personagem fluem de forma assustadoramente realista e fluida, incluindo a sua movimentação, a dos inimigos e dos aliados. Os cenários extremamente detalhados também passam uma imersão incrível e também contamos com uma física real ao extremo que abrange desde o menor copo de plástico que você chuta no cenário a forma que o personagem e inimigos reagem a tiros ou golpes. Os gráficos são divinos e às vezes nos faz pensar se realmente é necessário a chegada da nova geração este ano, pois tamanho detalhe na modelagem dos personagens e cenários, acho que eu só havia visto em Uncharted (também da Naughty Dog). 

 

Este é com certeza, NOS CONSOLES o jogo mais bonito graficamente dessa geração. A riqueza detalhes é realmente impressionante, principalmente quando atingimos os inimigos. Já conhecemos o sistema de Real time body damage, mas TLOU levou isso a outro nível com hematomas e estilhaços de corpos voando de forma absurdamente real. O som do game também é fabuloso, com uma trilha sonora original de tirar o fôlego em todos os momentos, desde os momentos dramáticos, aos de ação frenética e de suspense. 

 

A dublagem dos atores na versão original é perfeita, como já era de se esperar, mas o que realmente me faz elogiar a dublagem é o trabalho feito para a dublagem em PT-BR. Finalmente parece que estamos chegando a algum lugar com os games regionalizados para o Brasil. Com uma escolha de vozes muito conhecidas e um trabalho de dublagem quase tão perfeito quanto o original este game também vale a pena ser experimentado com a dublagem localizada (apesar de eu ter jogado legendado). 

 

O que chama muito a atenção em TLOU é a forma como o enredo do game transforma um tema “batido” em um tornado de lágrimas e originalidade. Mesmo que ainda o enredo pareça previsível, as reviravoltas do game são muito interessantes, deixando qualquer um de boca aberta. O drama da sobrevivência e do relacionamento entre as personagens do jogo é retratado de forma impecável, desbancando e deixando para trás 90% dos filmes de 2013. Isso mesmo, FILMES! 

 

The Last of Us é um jogo obrigatório para os gamers que fazem sua festa na plataforma da Sony e também para qualquer outro que não tem a mesma. É com certeza um dos melhores games que já joguei e vale a pena comprar O CONSOLE só para jogá-lo.

 

Conclusão:

  

Gráficos: 10.0

Jogabilidade: 10.0

Som: 10.0

Minha opinião pessoal: 10.0

 

Total: 10.0

 

Pontos positivos:
- Gráficamente lindo

- História impressionante

- Narrativa de primeira

- Personagens extremamente carismáticos

- Interação total

- Survival realmente é SURVIVAL

 

Pontos negativos:

- Dificuldade pode não agradar os jogadores mais casuais 

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

Todas os direitos de imagem de jogos e personagens presentes neste site estão reservados as suas respectivas companhias e produtoras. Imagens conseguidas através de pesquisa pública na Internet.

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page